terça-feira, 26 de janeiro de 2010
Voce conhece a sua inteligência?
Você já parou para pensar por que algumas pessoas desenvolvem com tanta facilidade funções que para outras são praticamente impossíveis ou extremamente difíceis? Para o jogador de futebol Ronaldo, por exemplo, driblar um, dois, três adversários e fazer um gol parece ser algo muito fácil, natural. Mas, se pedíssemos para ele cantar uma música, ou compor uma letra, sua atuação já não seria a mesma.
Este é apenas um exemplo, mas situações parecidas são recorrentes no mercado de trabalho. Quantos profissionais você conhece que são extremamente competentes e realizam suas atividades de forma invejável? Você mesmo talvez seja um deles. Além da competência e do comprometimento, há outros aspectos que determinam esse sucesso.
Segundo o psicólogo americano Howard Gardner, essa explicação pode ser dada a partir da Teoria das Inteligências Múltiplas. Depois de anos de estudos, a teoria desenvolvida por Gardner e um grupo da Universidade de Harvard, na década de 80, é que a inteligência pode ser dividida em oito: Linguística, Lógico-matemática, Espacial, Corporal-cinestésica, Musical, Interpessoal, Intrapessoal e Naturalista.
Veja uma breve descrição de cada uma delas:
Linguística: se dá na capacidade de escrever, falar, lidar com a linguagem e ter prazer em trabalhar com as palavras.
Lógico-matemática: é a intimidade com números, com lógica, a capacidade de trabalhar e ter raciocínio lógico desenvolvido.
Espacial: é a habilidade de entender o mundo espacial com precisão, localizar-se com facilidade geograficamente.
Corporal-cinestésica: é a aptidão para conhecer e ter controle sobre o próprio corpo, tendo domínio dos movimentos e facilidade para manipular objetos.
Musical: é capacidade de produzir sons e ritmos, entender e ter "ouvido" para manifestações musicais.
Intrapessoal: reflete autoconhecimento desenvolvido, é conhecer as próprias emoções e saber lidar com elas de forma mais equilibrada.
Interpessoal: se dá no maior entendimento e facilidade para lidar e conviver com o outro, além da habilidade de compreender suas motivações e aspirações.
Naturalista: é uma inteligência traduzida na sensibilidade para reconhecer e ter facilidade de compreensão sobre fenômenos da natureza, plantas, animais, vegetais - de uma forma geral todas as questões relacionadas ao meio ambiente.
Seguindo este raciocínio, todos nós somos dotados de inteligências, basta conhecê-las e saber qual ou quais delas mais nos destacam com relação às outras pessoas.
Descubra-se!!!
Se você ainda tem dúvidas sobre qual é a sua inteligência predominante, descobrir é muito fácil. Basta pensar naquilo que faz bem, com facilidade e te dá prazer. "Tente descobrir o que é que você gosta de fazer e faz bem. Aquilo que te dá alegria, onde você sente que está dando o melhor de si. Sem dúvida nenhuma, essa é uma grande indicação de onde você vai ter sucesso na carreira", diz Ramirez. Se o seu trabalho já está relacionado a essa inteligência, ótimo, as chances de ser bem-sucedido são muito grandes.
Dica:
Não se arrisque numa profissão para a qual você não tem a menor habilidade ou jeito, apenas para seguir desejos de outras pessoas ou tradições familiares. Se você é alguém que tem um talento fantástico para estar num campo de futebol, impressiona os demais, mas não tem nenhuma agilidade com números, por favor, não escolha fazer estatística.
Portanto, esteja você começando sua carreira agora, ou não, o importante é descobrir-se.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário