sexta-feira, 23 de abril de 2010

Direito ao voto.





Leis que não se aplicam, leis que são ignoradas por instâncias que deveriam aplicá-la viram ficção. Além disso, desmoralizam a própria sociedade onde vigem.


O Direito, sabe-se, não cria a realidade; esta é que cria o Direito. As leis, portanto, apenas regulam situações correntes no âmbito social. Sempre foi assim.


Pois uma lei que fica esquecida, que não é posta em prática por ninguém e nenhuma instância, quando o caso concreto se manifesta, representa o desprezo absoluto à necessidade da interferência no Estado para mediar conflitos.


Isso vale - muito mais, aliás - para os dipositivos inscritos na Constituição de qualquer país. Como na do Brasil, por exemplo, abrigo de verdadeiras ficções que já viraram até motivo de deboche.


Agora mesmo, liminar expedida pela Justiça Federal no Pará que barrou leilão da hidrelétrica de Belo Monte - decisão posteriormente derrubada - amparou-se na falta de regulamentação de um artigo da Carta Magna por lei ordinária para determinar que não seria possível o início do empreendimento.


Outro caso é clamoroso e, ao mesmo tempo, deplorável. É clamoroso porque sua repercussão é ampla, de dimensões nacionais. É deplorável porque representa o desprezo ao que a Constituição Federal determina.


Trata-se do direito que presos provisórios e adolescentes que cumprem medida socioeducativa em instituições especializadas têm, de votar em processos eleitorais.


Atualmente, há 150 mil provisórios e 5 mil adolescentes em conflito com a lei em todo o País. Mas eles não votam, muito embora a Constituição Federal preveja que somente os presos com condenação transitada em julgado terão seus direitos políticos suspensos.


Já não era sem tempo, dessa forma, que se adotassem medidas para dar eficácia ao dispositivo constitucional. Tal iniciativa se concretiza agora, com a celebração de acordo de cooperação técnica assinado pelo Conselho Nacional de Justiça com o Ministério da Justiça, o Tribunal Superior Eleitoral e outros órgãos e entidades.


Uma das medidas será acompanhar a instalação, pela Justiça Eleitoral, das seções eleitorais especiais nos estabelecimentos penais e nas unidades de internação de adolescentes em conflito com a lei.


Também serão organizados mutirões para a obtenção de documentos de identificação dos adolescentes e mobilizará servidores e voluntários que vão trabalhar como mesários durante as eleições.


O direito de votar, estendido a presos provisórios e menores infratores, vai muito além da obediência à Constituição. É providência que garante, efetivamente, o exercício de um dos principais direitos de cidadania a cerca de 150 mil de pessoas, que, por razões outras que não a garantia legal, sempre foram impedidas de exercer esse direito de forma plena.


O ministro Ayres Britto, do TSE, observou que a eficácia que se atribui a esse dispositivo significa, na prática, retirar a Constituição do papel, trazê-la para o cotidiano, afastar omissões que a tornam, frequentemente, peça de ficção. 'O TSE se sente muito orgulhoso de participardesse esforço coletivo de reconhecimento de direitos fundamentais de pessoas que não podem ficar à margem desse processo de tonificação e vitalização da nossa democracia', ressalta o ministro.


A democracia, de fato, não se tonifica e nem se revitaliza apenas com promessas, com teses, com proclamações apaixonadas de que é o regime das liberdades.


É preciso que se criem condições objetivas para o seu exercício, sem o que a democracia não passará de ficção.


E a democracia também continuará sendo uma rematada ficção se não permitir uma participação política das mais amplas, garantindo ao sistema democrático maior legitimidade.

Fonte: O Liberal.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Água Brasil.


No próximo dia 1 e 2 de maio vai rolar em Salinas uma super produção fotografica. É o editorial - moda praia - da Grife Água Brasil.

Eu e outras cinco pessoas vamos ser fotografados pelo expert Alle Peixoto p/divulgação da marca em encartes e outdoors que estão espalhados pela cidade nos próximos meses.

Na imagem o desfile que participei pela Água Brasil na última edição do Amazônia Fashion Week.

Água Brasil. Eu uso!

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Só os loucos sabem.

Agora eu sei exatamente o que fazer
Bom recomeçar poder contar com você
Pois eu me lembro de tudo irmão, eu estava lá também
Um homem quando está em paz não quer guerra com ninguém
Eu segurei minhas lágrimas, pois não queria demonstrar a emoção
Já que estava ali só pra observar e aprender um pouco mais sobre a percepção
Eles dizem que é impossível encontrar o amor sem perder a razão
Mas pra quem tem pensamento forte o impossível é só questão de opinião

E disso os loucos sabem
Só os loucos sabem
Disso os loucos sabem
Só os loucos sabem

Toda positividade eu desejo a você
pois precisamos disso nos dias de luta
O medo cega os nossos sonhos
O medo cega os nossos sonhos
Menina linda eu quero morar na sua rua

Você deixou saudade
Você deixou saudade
Quero te ver outra vez
Quero te ver outra vez
Você deixou saudade

Agora eu sei exatamente o que fazer
Bom recomeçar poder contar com você
Pois eu me lembro de tudo irmão, eu estava lá também
Um homem quando esta em paz não quer guerra com ninguém.

Charlie Brown Jr.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Anorexia e bulimia são coisas de homem?


Engana-se quem pensa que esses problemas - anorexia nervosa e bulimia - atingem apenas as mulheres.

Os homens são cada vez mais afetados por essas doenças, que comprometem a percepção da forma e do peso levando as pessoas a passar fome ou a provocar o vômito. O psiquiatra Arthur Kaufman, coordenador do Projeto de Atendimento ao Obeso do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, em São Paulo, explica como elas se manifestam e os tratamentos.

Anorexia nervosa:

É diagnosticada pela privação da alimentação, pelo medo mórbido de engordar e pela busca incessante de ficar magro, fugindo do padrão estético.

Sintomas: níveis mais baixos de testosterona, o que causa diminuição do apetite e da atividade sexual. Quando estão seriamente abaixo do peso, muitos pacientes também manifestam sintomas depressivos, retraimento social, irritabilidade e insônia.

Como tratar: freqüentemente é necessária a internação, pois a pessoa se encontra fraca e desnutrida e, como ainda se vê gorda,continua sem vontade de comer.

Bulimia:

Consiste em comer grandes quantidades de alimentos descontroladamente e provocar o vômito em seguida, além de usar laxantes e diuréticos em excesso por pelo menos duas vezes na semana durante três meses.

Sintomas: há obsessão pelo corpo perfeito, por dietas e exercícios. Também pode provocar dores musculares e cãibras, inflamação na garganta, cáries nos dentes, desidratação, desnutrição, fraqueza, desmaios, vômitos com sangue e rosto inchado por inflamação das glândulas salivares.

Como tratar: psicoterapia, uso de medicação e, em casos mais sérios, internação.

Fonte: Revista Men´s Health.

Tchau idade!



Aparência. Energia. Saúde. O tempo corrói tudo.

O tempo não perdoa e se você não levantar um dedo, ele leva tudo o que você conquistou ao longo da vida. A boa notícia é que 70% dos fatores que aceleram o envelhecimento estão sob seu controle. "As pessoas aceitam que vão parecer e se sentir mais velhas quando, na verdade, isso é desnecessário", afirma o especialista em envelhecimento Steven Austad, da Universidade do Texas, em San Antonio (EUA). Você pode superar o deus Cronos - ao menos por um tempo. Veja um arsenal de armas contra o relógio, montado por cientistas que estudaram fontes da juventude, para ajudar você a parecer, se sentir e continuar no auge.

O s efeitos da idade aparecem primeiro no rosto, especialmente ao redor dos olhos. Para driblar o tempo, use protetor com FPS 30, de preferência com mexoril, uma substância poderosa que protege a pele contra os raios UVA. Mas isso é só o começo. "Para um homem manter a pele jovem, é ainda necessário fazer uma boa limpeza de pele e hidratá-la corretamente", aconselha a dermatologista Silvana Osório, do spa Espaço Solaris, no Rio de Janeiro.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

"Canção perfeita".


Uma de suas canções foi dedicada ao Papa e muitas de suas músicas são sucesso na internet. Ainda assim, Roberto Carlos diz que está em busca da "canção perfeita", mesmo depois de cinco décadas de carreira.


Roberto Carlos, que completa 69 anos no dia 19 de abril, vai passar por Nova York, Los Angeles e outras cidades dos Estados Unidos com a turnê que celebra seus 50 anos de carreira.

Rei, você é completo, um ícone, e mesmo que não lance nada de novo, nada que nunca tenha sido dito por você eu serei seu súdito até o fim. Amo Roberto Carlos. Assumo.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Porque não?


O BBB tem se revelado uma fábrica de capas da Revista Playboy, e quem agradece isso (mais do que os leitores) são as ex-bbbs que usam a revista como uma verdadeira válvula de escape no momento de faturar aquele troco($).

Só no último BBB 10 já são 3 capas: Tessália, Cacau e agora, Maroca (acaba de assinar p/a edição do mês de Maio). O que me pergunto sempre é: Porque Thaís Macêdo e Mirla Prado,nossas únicas representantes no reality, não posaram?

Na foto você vê Thaís Macêdo, uma bela ex-bbb que faria sem dúvida um belo ensaio.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Argentina celebra primeiro casamento entre lésbicas.




Duas mulheres, ambas de 67 anos, se casaram nesta sexta-feira (9) em um cartório em Buenos Aires, no que foi o primeiro casamento entre lésbicas na Argentina.

A argentina Norma Castillo e a uruguaia Ramona Cachita Arévalo, que namoravam havia 30 anos, se casaram depois de conseguir uma autorização judicial concedida pela magistrada

As duas são ativistas do coletivo 100% Diversidade e Direitos, e Norma é titular do Centro de Aposentados Porta Aberta à Diversidade, organizações que fazem parte da Federação Argentina de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais.

Este é o terceiro casamento entre pessoa do mesmo sexo realizado na Argentina e o primeiro entre duas mulheres.



Fonte: G1.

Ursinho Pimpão.


Há alguns dias que venho sofrendo de sono logo após o almoço. Isso nem sempre foi assim. Se eu não fosse do sexo masculino diria que estou grávido, aliás, grávido não poderia estar, afinal quem não treina não faz gol, não é mesmo?


De qualquer forma, se o patrão permitisse, eu emprestaria o ursinho da Carla Perez (foto) para tirar aquela cesta após o almoço. Eu renderia bem mais, garanto.

Enquanto o mundo do trabalho não nos permite esta benção, vou me contentando com água gelada na cara pra despertar.

Alguém com sono aí? Alguém que deseje o o ursinho da Carla Perez?

Mais caro.


Segundo pesquisa divulgada na manhã desta sexta-feira, 9 de abril de 2010, pelo Dieese-PA, o feijão é o grande vilão do aumento da cesta básica dos paraenses, com reajuste de 45,91% nos primeiros três meses do ano.

Ainda de acordo com a pesquisa, a alimentação básica dos paraenses tem ficado entre as mais caras do País nos últimos anos. Isso se dá devido à sazonalidade de alguns produtos, à falta de uma política macro de comercialização que envolva o abastecimento do mercado interno e a questão da importação e exportação de diversos produtos, além da carência de uma política agrícola mais arrojada no Estado.

Novos verbos.


Em tudo que é roda de bate papo o que não tem faltado são pessoas conjugando "verbos", invenções, na verdade, neologismos que surgem a todo momento. Eles ultrapassaram as rodas de bares, conversas informais e já invadiram o twitter, msn, o dia a dia de uma forma geral.

Eu virei adepto, sou modista, assumo, e então resolví dividir com vocês os que eu mais tenho usado:

1 - Descaralhar - Estravasar. Forma de "botar para quebrar".

Ex:

- Hoje uma mulher furou minha vez na fila do banco e não contei duas vezes: descaralhei com ela.
- Peguei uma mensagem da ex no celular do meu namorado. Não contei até dois, liguei p/ela na mesma hora e descaralhei.



2 - Despirocar - Fazer e acontecer. Se mostrar feliz, alegre, disposto a chamar atenção.

Ex:

- Este ano em Salinas não quero saber de namoro. Quero passar 30 dias despirocando por lá.
- Sexta-feira é dia de despirocar.

Algum outro neologismo que alguém queira dividir comigo?

Vacinas contra a gripe suína na rede particular.




A vacina contra a gripe suína começa a chegar a clinicas particulares na semana que vem, segundo o laboratório Solvay Pharma, fabricante que pertence à Abbott e é o único que já conseguiu aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para disponibilizar sua vacina na rede privada.O preço médio será de R$ 80.

A vacina é diferente da usada pelo Ministério da Saúde na campanha nacional. A dose adotada pelo governo é a monovalente, que protege apenas contra a gripe suína. Já as clínicas terão doses trivalentes, que imunizam também contra dois vírus da gripe comum.

Atriz global dá golpe.


A atriz Roberta Foster (que você já dever ter visto no humorístico "Zorra Total" na pele da Eva) está sendo acusada pela clínica de estética "Spa da Pele", localizada no bairro de Copacabana, Rio de Janeiro, de aplicar um golpe de cerca de R$ 6 mil.

Segundo a assessoria do spa, a intérprete de Geni na novela "Cama de Gato" realizou tratamentos faciais e corporais no valor aproximado de R$ 4 mil e, além de não pagar, a atriz ainda teria instruído uma farmácia de manipulação a enviar sua conta de R$ 2 mil para a dona do Spa da Pele.

Na imagem ela aparece na capa da Revista Playboy, que nãob deve ter lhe rendido tanto, caso contrário não estaria calotando por aí.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Bem dotado.


Leonardo DiCaprio, bem como Ashton Kutcher e Jamie Foxx estão no topo de uma nova lista sobre os “maiores homens” de Hollywood e parece que não se levou em conta a altura e nem o peso.

A revista Life & Style conduziu uma pesquisa que visava encontrar quais astros de cinema surpreendiam (pelas medidas) na cama e parece que Demi Moore, esposa de Ashton, Bar Rafaeli, namorada de Leo, e Stacy Dash, ex-namorada de Foxx, se revelaram grandes sortudas.

David Arquette (marido de Courteney Cox), David Spade (Rules of Engagement), Jamie Kennedy (Ghost Whisperer, ex-namorado de Jennifer Love Hewitt), Brian Austin Green (Smallville), Jared Leto (Alexandre) e Andy Dick (Blonde Ambition) também entraram para a lista dos bem dotados da publicação.

Influenza H1N1. Vacinação. Leia.

Levantamento realizado pelo Centro de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, aponta que 56% dos óbitos ocorridos em 2009 pela gripe suína, ou influenza A H1N1, foram de pessoas portadoras de doenças crônicas, como obesidade, pneumopatias e cardiopatias.

Os portadores de doenças crônicas fazem parte de um dos grupos prioritários e devem se vacinar até 23 de abril, juntamente com gestantes e crianças com idade entre seis meses e menores de dois anos.

O dado demonstra a importância da vacinação para os grupos preferenciais, que devem acompanhar o calendário de vacinação. Atualmente, na terceira etapa da campanha, também devem tomar a vacina adultos saudáveis entre 20 e 29 anos. São 7,3 milhões de paulistas nesta faixa etária em todo o Estado.


Números

Balanço preliminar aponta que, até 1º de abril, 2 milhões de pessoas já foram imunizadas contra a gripe suína em todo o Estado de São Paulo. Só na Capital, mais de 600 mil pessoas receberam a vacina. Foram vacinados 577,2 mil trabalhadores da saúde, 659,3 mil doentes crônicos, 526,2 mil crianças com mais de seis meses e menores de 2 anos, 228,2 mil gestantes e 4,8 mil índios.

Durante a campanha as pessoas terão à disposição 3.800 pontos de vacinação em todo o Estado, localizados nas Unidades Básicas de Saúde, que funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Excepcionalmente, no próximo sábado, dia 10, os postos ficarão abertos no mesmo horário para que a população conte com mais uma data para a imunização. A recomendação é que as pessoas levem a caderneta de vacinação.

De 24 de abril a 7 de maio, quarta etapa da vacinação, receberão a vacina contra a gripe A H1N1 os idosos com 60 anos ou mais portadores de doenças crônicas. Os demais idosos irão tomar a vacina contra a gripe comum (sazonal). Na última etapa, de 10 a 21 de maio, a população-alvo será os adultos com idades entre 30 e 39 anos.

A campanha segue orientações da Organização Mundial da Saúde. A vacina é segura e eficaz. A única contra-indicação é para quem tem alergia a ovo de galinha.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Tem beleza brasileira também...


A bela Nathália Anderle, Miss Brasil 2008.

Encanto.



Um colírio necessário neste início de tarde.

A miss México Elisa Najera. Pra ninguém botar defeito.

Livros didáticos e escolas terão de incluir temática LGBT.



Os temas sobre orientação sexual e homossexualidade terão de aparecer nos livros didáticos e nas salas de aula. Pelo menos, foi essa a decisão da Conae (Conferência Nacional de Educação), que acontece em Brasília até amanhã (1º).

Segundo o presidente da ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais), Toni Reis, o movimento LGBT está satisfeito com a conferência. “Saímos vitoriosos. Se o país cumprir o que foi aprovado, a homofobia na escola está com os dias contados”, afirma.

A Conae pretende traçar diretrizes para a educação do país, que podem ser incorporadas no Plano Nacional de Educação. É este plano que define o que será prioridade no ensino brasileiro nos próximos dez anos.

Além da presença nos livros escolares, a temática LGBT deverá ser ensinada nas faculdades e cursos de formação de professores. Além disso, de acordo com Reis, a conferência definiu que o livro didático não poderá ter conteúdos que discriminam homossexuais. “É o fim das piadas sobre gays nos livros”, diz.
Propostas LGBT na conferência

O movimento LGBT levantou três propostas na Conae: o fim da homofobia na escola; que travestis possam usar o nome feminino nas salas de aula; e que a discriminação a homossexuais seja considerada crime no Brasil. “Hoje temos uma preocupação especial com a situação das travestis, que são as que sofrem mais discriminação na escola”, acrescenta.

Segundo Reis, entidades nacionais apoiaram os projetos, entre elas a CUT (Central Única dos Trabalhadores), a CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) e a Fasubra (Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras).

Agora a ABGLT pretende utilizar a decisão da Conae como uma referência para pressionar por mudanças. “Queremos avaliar, monitorar, e acompanhar de forma propositiva as políticas públicas”, diz Reis.

Créditos de:
Simone Harnik
Em Brasília